Você já pensou em fazer concurso público, mas tem uma série de dúvidas? Ou conhece um amigo que resiste à ideia por falta de informação?
Neste texto, reunimos os principais questionamentos mais frequentes sobre o mundo do concurseiro para ajudar a sanar todas as suas questões.
Preparamos 7 perguntas com respostas, detalhando as etapas do processo envolvendo um concurso público, a fim de que você tenha mais chances de aprovação.
O primeiro passo é conhecer o edital. Antes de começar os estudos, é preciso checar as matérias apontadas pelo edital, que variam de acordo com o cargo. Em seguida, crie um planejamento de estudos, com cronograma bem definido. Assim, poderá estabelecer uma rotina de estudos e definir as principais matérias a ser estudadas. Com o planejamento, será possível definir, por exemplo, as matérias que demandarão mais tempo.
Preze pela qualidade do seu estudo, e não somente pela quantidade de horas. Se você estudar uma hora por dia, por exemplo, e tiver concentrado, absorvendo conteúdo e tirando aproveitamento do tempo disponível, pode ser o suficiente. Adote métodos de estudo compatíveis com a sua aprendizagem. Teste os métodos e escolha o que melhor encaixar com o seu ritmo.
Veja 5 técnicas de estudo para concursos.
Sim. Estima-se que sete em cada 10 concurseiros possuem trabalho. Isso é possível porque o candidato define um horário regrado de estudo na rotina. Também precisa estar disposto a estudar aos finais de semana e feriados.
O concurseiro aprovado não obteve sucesso sem determinação, foco e disciplina. Portanto, pessoas objetivas, que seguem um cronograma de estudos, mantêm uma rotina de estudos e, muitas vezes, abrem mão de momentos de lazer, tendem a se dar melhor.
Além de ter planejamento e método de estudo, como citado anteriormente, é preciso ainda manter rotina de revisão do que foi estudado, treinando com provas antigas. Também é preciso ter momentos de descanso e lazer. Para se manter estimulado, você pode ainda refletir sobre os benefícios que o cargo trará, como forma de ganhar impulso para persistir.
Sim, as provas de concurso público têm pegadinhas. Por isso, é tão importante você treinar com provas antigas e simulados.
Aproveite para conhecer os simulados de concursos públicos do curso Solução.
Se preferir, veja provas antigas e corrija com os gabaritos disponíveis no nosso site.
Também é importante conhecer o edital completo da prova e manter a rotina de estudos, a fim de estar mais preparado para reconhecer uma pegadinha quando ela aparecer.
A principal vantagem do concurso é a qualidade de vida, obtida por meio da tão buscada estabilidade no mercado de trabalho. Os trabalhos concursados oferecem, em geral, bons salários, carga horária reduzida e regime diferenciado de aposentadoria.
Agora você já conhece mais sobre esse universo e pode começar a se preparar melhor para as provas. Use as dicas para se preparar e será aprovado.
Gostou das dúvidas mais frequentes dos concurseiros? Segue a gente no Instagram e no Facebook para acompanhar todas as novidades do mundo dos concursos públicos.
Deixe seu comentário