22, maio de 2020

15 dúvidas mais frequentes de concurseiros

15 dúvidas mais frequentes de concurseiros

Você já pensou em fazer concurso público, mas tem uma série de dúvidas? Ou conhece um amigo que resiste à ideia por falta de informação?

Neste texto, reunimos os principais questionamentos mais frequentes sobre o mundo do concurseiro para ajudar a sanar todas as suas questões.

Preparamos 7 perguntas com respostas, detalhando as etapas do processo envolvendo um concurso público, a fim de que você tenha mais chances de aprovação.

1. Como se preparar para um concurso público?

O primeiro passo é conhecer o edital. Antes de começar os estudos, é preciso checar as matérias apontadas pelo edital, que variam de acordo com o cargo. Em seguida, crie um planejamento de estudos, com cronograma bem definido. Assim, poderá estabelecer uma rotina de estudos e definir as principais matérias a ser estudadas. Com o planejamento, será possível definir, por exemplo, as matérias que demandarão mais tempo.  

2. Como organizar o tempo de estudo?

Preze pela qualidade do seu estudo, e não somente pela quantidade de horas. Se você estudar uma hora por dia, por exemplo, e tiver concentrado, absorvendo conteúdo e tirando aproveitamento do tempo disponível, pode ser o suficiente. Adote métodos de estudo compatíveis com a sua aprendizagem. Teste os métodos e escolha o que melhor encaixar com o seu ritmo.  

Veja 5 técnicas de estudo para concursos.

3. É possível trabalhar e, ao mesmo tempo, estudar para concurso?

Sim. Estima-se que sete em cada 10 concurseiros possuem trabalho. Isso é possível porque o candidato define um horário regrado de estudo na rotina. Também precisa estar disposto a estudar aos finais de semana e feriados.

4. Existe um perfil definido de quem obtém mais sucesso em concursos públicos?

O concurseiro aprovado não obteve sucesso sem determinação, foco e disciplina. Portanto, pessoas objetivas, que seguem um cronograma de estudos, mantêm uma rotina de estudos e, muitas vezes, abrem mão de momentos de lazer, tendem a se dar melhor.

5. Quais são as principais dicas para ser aprovado?

Além de ter planejamento e método de estudo, como citado anteriormente, é preciso ainda manter rotina de revisão do que foi estudado, treinando com provas antigas. Também é preciso ter momentos de descanso e lazer. Para se manter estimulado, você pode ainda refletir sobre os benefícios que o cargo trará, como forma de ganhar impulso para persistir.

6. Como não cair em pegadinhas da prova?

Sim, as provas de concurso público têm pegadinhas. Por isso, é tão importante você treinar com provas antigas e simulados.

Aproveite para conhecer os simulados de concursos públicos do curso Solução.

Se preferir, veja provas antigas e corrija com os gabaritos disponíveis no nosso site.

Também é importante conhecer o edital completo da prova e manter a rotina de estudos, a fim de estar mais preparado para reconhecer uma pegadinha quando ela aparecer.

7. Quais são os benefícios do concurso público?

A principal vantagem do concurso é a qualidade de vida, obtida por meio da tão buscada estabilidade no mercado de trabalho. Os trabalhos concursados oferecem, em geral, bons salários, carga horária reduzida e regime diferenciado de aposentadoria.

Agora você já conhece mais sobre esse universo e pode começar a se preparar melhor para as provas. Use as dicas para se preparar e será aprovado.

Gostou das dúvidas mais frequentes dos concurseiros? Segue a gente no Instagram e no Facebook para acompanhar todas as novidades do mundo dos concursos públicos. 

Deixe seu comentário